top of page

Pise na grama e seja mais feliz- os benefícios do Grounding

Fonte: Almanaque SOS

De acordo com um estudo publicado no site científico NCBI, andar sobre o solo sem a proteção de nenhum calçado, conhecida na gringa como “grounding“, ou “earthing” (algo como “aterramento”), aumenta consideravelmente nossa saúde e nosso sentimento de bem estar.


Conforme o estudo, desenvolvido pelo Dr. James Oschman, doutor em biologia pela Universidade de Pittsburgh e especialista em medicina energética, esses benefícios de devem à carga rica em elétrons presentes no solo. Ao andarmos descalços, esses elétrons penetram em nosso corpo e funcionam como poderosos antioxidantes, destruindo os radicais livres.


“A ligação à terra reduz ou mesmo impede os sinais cardinais de inflamação após lesão: vermelhidão, calor, inchaço, dor e perda de função. A resolução rápida da inflamação crônica dolorosa foi confirmada em 20 estudos de caso usando imagens médicas por infravermelho.

Nossa principal hipótese é que conectar o corpo à Terra permite que elétrons livres da superfície da Terra se espalhem para o corpo, onde podem ter efeitos antioxidantes. Especificamente, sugerimos que os elétrons móveis criem um microambiente antioxidante em torno do campo de reparação de lesões, retardando ou evitando que as espécies reativas de oxigênio fornecidas pela explosão oxidativa causem “danos colaterais” ao tecido saudável e previnam ou reduzam a formação do processo inflamatório.”  – conclui o estudo. Isso significa que o simples ato de caminhar descalço sobre a terra pode funcionar como um potente tratamento e uma possível solução à uma variedade de doenças, inclusive as crônicas e degenerativas, como também afirma este estudo.

Estresse crônico, disfunção no Sistema Nervoso Autônomo, inflamações, dores, sono fraco e insônia, sangue hiper-coagulável, disritmia e muitos outros problemas de saúde mais comuns, como as doenças cardiovasculares podem ser curadas “metendo o pé na terra”.

“A pesquisa realizada até o momento suporta o conceito de que a terra ou o aterramento do corpo humano podem ser um elemento essencial na equação da saúde, juntamente com a luz do sol, ar limpo e água, alimentos nutritivos e atividade física.”

E os benefícios não param por aí Este outro estudo, desenvolvido pelo Departamento de Biologia Celular da Universidade da Califórnia, constatou que andar descalço aumenta o fluxo sanguíneo na região do rosto. Essa pesquisa, publicada no The Journal of Alternative and Complementary Medicine, constatou que a prática é capaz de reduzir a viscosidade do sangue, característica que está associada a problemas cardiovasculares.

Já esta outra, publicada no NCBI, revela que andar com o pé na terra é o principal fator capaz de regular o sistema nervoso e o sistema endócrino do ser humano.

Andar descalço na cidade, como?

De fato, o mundo contemporâneo tem nos afastado dessa conexão com a natureza, principalmente com o solo.

E se pararmos para pensar, seres humanos não foram “feitos” para andar com proteções nos pés, inclusive existem estudos condenando o uso de amortecedores. Segundo esse estudo, publicado pela Royal Society, instituição inglesa destinada à promoção do conhecimento científico, os tênis impedem nossos pés de funcionarem como molas naturais.

De qualquer forma, mesmo na correria do dia-a-dia há como você ser beneficiado pelo benefício do “pé no chão”. De acordo com o site ativista Collective Evolution, calçados com sola de borracha ou plástico vão isolar os elétrons, que não irão se espalhar pelo seu corpo agindo como antioxidantes. O mesmo vale para solos de asfalto, madeira, plástico ou vinil.

***************

Aproveita o embalo e escolha os dias para colocar o pé no chão, na grama do jardim da Casa da Estação. A Casa da Estação é o bed&breakfast mais charmoso de Morretes. Uma casa centenária com um jardim que ocupa 8 mil m2, com mais de 100 árvores. Perto de trilhas, rios e cachoeiras; passos do centrinho histórico de Morretes e da estação de trem. A Casa da Estação tem 4 suítes duplas e 2 suítes quádruplas, uma piscina no jardim, horta e uma cozinha comunitária toda equipada (incluindo churrasqueira) ! É como se fosse uma pousada, mas com a experiência de estar em uma casa. 

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page