top of page

Receita do Quentão da Casa da Estação


Nada combina mais com quentão do que frio. E a Lu, da Casa da Estação, tem "a"receita de quentão.


Ingredientes

* 1 garrafa de vinho doce ou suave

* 1 copo de cachaça

* 2 pauzinhos de canela

* 5 cravos da Índia

* 1 gengibre sem cascas e cortados em pedacinhos

* 4 colheres de açúcar

Modo de preparo:

Caramelizar o açúcar, colocar o vinho a cachaça e os demais ingredientes e deixar ferver por dez minutos



História do quentão


A palavra quentão já é bem sugestiva. Não haveria termo mais apropriado para nomear a bebida, afinal de contas, ela é quentíssima! Vale ressaltar que essa palavra vem do vocabulário caipira, sendo que inicialmente se referia apenas à bebida preparada com cachaça, açúcar e especiarias. Não há informações sobre uma data precisa ou um lugar exato onde o quentão tenha surgido, mas existem indícios de que ele foi preparado pela primeira no interior dos Estados de Minas Gerais e São Paulo. A intenção inicial era justamente a de se aquecer, de dentro para fora, nos meses mais frios do ano. Vale destacar que o quentão é uma bebida típica das festas dos santos juninos — Santo Antônio, São João e São Pedro — e, como a data dessas festas cai direitinho no período de temperaturas mais baixas, a iguaria é realmente providencial!


Variações da receita


Como você acabou de ver, a mistura original é preparada com pinga, gengibre, açúcar e especiarias, certo? Mas com o passar do tempo surgiram novas receitas de quentão, com vinho, marshmallow, frutas, rapadura e muitos outros ingredientes pra lá de inusitados. Ficou curioso? Então veja a seguir 3 receitas incríveis para aquecê-lo nesse inverno:


Vinho quente

Uma variável famosa do quentão é o vinho quente, muito consumido na região sudeste do Brasil. Para preparar essa versão igualmente deliciosa, você vai precisar de 750 mililitros de vinho tinto suave, 750 mililitros de água, 1 copo de cachaça, 1 xícara de chá de açúcar, 10 cravos da índia, 10 paus de canela e 1 colher de sopa de lascas de gengibre. Separados os materiais, leve o açúcar, a água, a canela e o cravo ao fogo. Mexa até sentir o aroma ao mesmo tempo doce e picante se espalhando pelo ar. Abaixe o fogo e deixe ferver por aproximadamente 20 minutos. Adicione a cachaça e o vinho, deixe ferver e apague o fogo. Sirva imediatamente depois de coar a mistura.


Quentão light

Prepare um quentão mais leve usando 750 mililitros de água, 750 mililitros de suco integral de uva ou 400 mililitros de vinho tinto, cascas de limão ou laranja, ½ xícara de gengibre cortado em lâminas, 4 paus de canela, 6 cravos da índia e 4 colheres de adoçante de forno e fogão. Misture todos os ingredientes e leve ao fogo por 10 minutos. Se quiser, acrescente uma maçã vermelha cortada em cubinhos e deixe ferver por mais 5 minutos.


Quentão de vinho com frutas

Faça essa receita de quentão de vinho com frutas utilizando 1 litro de vinho tinto seco, 1 xícara de suco de laranja, 2 xícaras de chá de açúcar, 5 cravos da índia, 1 canela em pau, 1/3 de xícara de maçã sem sementes cortada em cubos, 1/3 de xícara de morangos picadinhos, 1/3 de xícara de abacaxi em cubinhos e cascas de 1 laranja — sem a parte branca, que pode amargar a bebida. Em uma panela, misture o suco, o vinho, o açúcar, o cravo, a canela e as cascas. Leve ao fogo baixo e desligue após 10 minutos de fervura. Acrescente as frutas em seguida e prontinho!

Tudo com moderação


Não custa nada lembrar que, assim como toda bebida alcoólica, o quentão deve ser apreciado com moderação. Isso sem contar que a mistura de álcool e açúcar pode comprometer a dieta — só para se ter uma noção, um copo de 200 ml de quentão pode ter entre 200 e 400 calorias! Para evitar o peso na consciência e na balança, beba pouco ou prepare a nossa receita de quentão light, que é deliciosa e levinha! Ah, e se beber não dirija, ok?


Truques de mestre

Que tal conhecer alguns segredinhos para não errar na mão na hora de fazer um belo quentão? Confira:

  • Use produtos de boa qualidade, incluindo o vinho, a cachaça, as frutas e as especiarias, garantindo assim o aroma convidativo e o sabor agradabilíssimo;

  • Não deixe as frutas cozinharem por muito tempo, evitando que elas se dissolvam e alterem a cor e o gosto da bebida;

  • Vinhos de safras mais antigas e cachaças mais apuradas são as melhores pedidas para o preparo do quentão;

  • Jamais sirva quentão frio;

  • Coar a bebida é imprescindível para deixar a bebida mais suave e apresentável;

  • Nada de colocar bebida alcoólica demais, procurando sempre respeitar as proporções de água, vinho e cachaça especificadas nas receitas, para que o sabor não fique muito forte.


*** Se você está procurando uma pousada ou hotel, a Casa da Estação é o bed & breakfast mais charmoso de Morretes. Uma casa centenária com um jardim que ocupa 8 mil m2, com mais de 100 árvores. Perto de trilhas, rios e cachoeiras; passos do centrinho histórico de Morretes e da estação de trem.. ***

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page